Site icon

Fundador da Académica do Lobito morre aos 86 anos

O presidente fundador da Acadêmica do Lobito, Geraldo Terceiro Guiado, faleceu na noite desta segunda-feira (20), aos 86 anos de idade, vítima de prolongada doença.

Redacção

Vindo da localidade da Ebanga, município da Ganda, em 1954 para o Lobito, Geraldo Guiado ingressou no Caminho de Ferro de Benguela, onde tinha contacto com vários portugueses.
Tendo inclinação para o futebol, viu o jogo da Acadêmica de Coimbra contra a União da Catumbela, no Lobito, facto que serviu de inspiração para atribuir o nome ao clube que tinha criado de Acadêmica da Tchirimba.
A equipa jogava nos campos da Canata e posteriormente mudou-se para o campo do Camuco, no bairro da Chibuila, que estava programado para ser o estádio municipal do Lobito.
“Com o passar dos anos, contactou alguns dirigentes desportivos da época e junto à equipa ao recém-formado Desportivo da SONANGOL e ao Futebol Clube do Lobito, formando a actual Acadêmica Petróleos Clube do Lobito”, afirmou Abel Guiado.
Sobre os benefícios atribuídos pelo clube, Abel Guiado, actualmente treinador das camadas jovens do clube, lembrou a atribuição do título de presidente honorário e a atribuição de um nome a clínica.
De igual modo, em jeito de tributo, existe uma imagem do falecido na entrada do Estádio do Buraco e foi-lhe atribuído um meio de transporte e várias menções honrosas.
Por sua vez, o atual presidente do clube, Luís Borges, lamentou a ocorrência, afirmando ter acompanhado o período em que se encontrava doente.
” Foram 86 anos, deu o seu melhor e mesmo reformado esteve sempre disponível para o clube e o futebol”, considerou.
Luís Borges revelou que, depois do passamento físico de Geraldo Guiado, o clube criou uma comissão para interagir com a família para em conjunto intervir nas necessidades das exéquias fúnebres.
A Acadêmica do Lobito foi fundada, por Geraldo Guiado, a 17 de Março de 1970, inicialmente denominada por Acadêmica da Tchirimba. Juntou-se à Sociedade Nacional de Combustíveis (SONANGOL) e em 1981 adotou o nome oficial de Acadêmica Petróleos do Lobito.

Exit mobile version