O limite diário de levantamentos nos Caixas Automáticos “Multicaixas” e nos Terminais de Pagamentos Automáticos “TPA” foi alterado e desde quinta-feira que os clientes podem, cumulativamente, obter 180.000 kwanzas, anunciou a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
Redacção
A medida cumpre o Instrutivo Nº 09/24, do Banco Nacional de Angola (BNA), de 19 de Dezembro, que altera o limite de valores em operações realizadas nos sistemas de pagamento da rede Multicaixa.
No comunicado, a Emis explica que o levantamento de numerário diário máximo em Caixas Automáticos “Multicaixas” é de 120 mil kwanzas, enquanto se pode também através de um TPA obter na opção levantamento mais 60 mil kwanzas, totalizando assim, um acumulado nos dois instrumentos, de 180 mil kwanzas.
A Emis informou também que alterou o limite máximo diário de pagamentos, que passa para 30 milhões de kwanzas. As transferências passam para um máximo diário de até 9 milhões de kwanzas.
Um dado recentemente notificado pela Emis aos clientes tem a ver com a introdução do pagamento de 20 kwanzas por cada consulta que exija papel. As primeiras três são grátis, mas as restantes passam a ser pagas.
A rede de serviços interbancários tem procurado responder a crescente solicitação dos clientes.
Dados mais recentes mostram, por exemplo, que o serviço Express já movimenta mais dinheiro que os serviços tradicionais.
O Express é um aplicativo que permite transferência de dinheiro na hora, tendo um máximo de 100 mil kwanzas por operações. O dinheiro fica disponível no mesmo instante, independentemente de a operação ser de bancos diferentes. Basta aos dois usuários serem detentores do serviço Express, uma alternativa que está a revolucionar as operações.
Por outro lado, também, as transferências por via de IBAN, mesmo de bancos diferentes ficam disponíveis num máximo de 24 horas e, agora, as operações realizadas no sábado e no domingo de manhã podem também estar disponíveis ainda no mesmo dia ou num máximo de espera de 24 horas (dia seguinte).