A população do Município do Dirico está satisfeita com a inauguração do hospital municipal, no dia em que o país comemora 64 anos desde o início da luta armada de libertação Nacional, a 4 de Fevereiro de 1961.
A placa de inauguração foi descerrada pelo governador Lúcio Amaral, ladeado da administradora municipal Ruth Tenente e da Rainda do Dirico Evalina Mutango III.
As obras de construção tiveram a duração de dois anos, o hospital foi erguido numa área de 10 mil metros quadrados, com cerca de 20 serviços acoplados, como maternidade, pediatria, nutrição, bloco operatório, laboratório de análises clínicas, área para internamento com capacidade de 50 camas.
Na ocasião, o governador Lúcio Amaral, procedeu a entrega de uma ambulância a direção do hospital que conta com um grupo gerador de 100 KVA para o fornecimento de energia electrica, duas farmácias, uma interna e outra externa, bem como uma morgue com 30 gavetas.
Para o munícipe Agostinho Cameia, o equipamento social localizado na orla fronteiriça vai contribuir para redução das deslocações dos pacientes a República da Namíbia em busca de assistência medica e medicamentosa, assim como para o tratamento das principais patologias que assolam a localidade, como a malária, febre tifoide e do fórum respiratório.
Já Elizabeth Maianga, considera a unidade hospitalar como um grande ganho para os munícipes que tinham de desembolsar grandes somas de dinheiro para custear as deslocações, alojamento e tratamento na República da Namíbia.
Por isso, aplaudir o projecto do governo local voltado para a melhoria da assistência médica e medicamentosa à população.