Fevereiro 6, 2025

Mais de 3.000 casos de crimes de violência doméstica foram registrados, por todo o país, em 2024. Os números foram, hoje, divulgados pelo secretário de Estado do Interior, Arnaldo Manuel Carlos, no acto de abertura do curso de capacitação dos efectivos no atendimento às vítimas de violência doméstica, informa a Rádio Nacional.

Redacção

As províncias de Luanda, Benguela e Kwanza-Norte lideram as estatísticas com mais casos.
Segundo Arnaldo Carlos, todos os dias são notificados relatos de violência doméstica que requerem a intervenção policial e exigem uma resposta ágil, eficiente e acima de tudo humana.
As estatísticas criminais, referentes a 2024, permitiram compreender melhor a dimensão deste fenómeno, referiu.
No total, foram registados 3.149 crimes de violência doméstica, um aumento de 58 casos, em relação ao ano passado, o que corresponde a nove por cento do aumento, com uma média aproximada de nove crimes por dia.
Dos crimes registados, 1.050 são por violência física, 448 por violência psicológica, 730, por violência sexual, 65 por fuga à paternidade, 358 por violência patrimonial, 225 por não prestação de alimentos, 266 por ameaças, avançou.
De acordo com as ocorrências foram, ainda, detidos 1.885 implicados no cometimento destas práticas ilícitas, conforme a mesma fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *