![](https://estadonews.net/wp-content/uploads/2025/02/images-2.jpeg)
O árbitro internacional angolano, Jerson Emiliano dos Santos, eleito recentemente melhor juiz auxiliar da África Austral, na primeira edição da COSAFA Awards, foi nomeado, segunda-feira,10, para assumir, pela primeira vez, as funções administrativas no aparelho do Estado, como director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla.
Redacção
Em decreto assinado pelo governador provincial, Nuno Barnabé Mahapi Ndala, e distribuído à imprensa local, o árbitro, de 42 anos, substitui no cargo, por conveniência de serviço público, Osvaldo José Lunda António.
Natural do Lubango, província da Huíla, Jerson Emiliano dos Santos ascendeu à categoria de árbitro internacional em 2009 e participou em 458 jogos de diferentes competições internacionais e nacionais.
Formado pelo Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED), na especialidade de Matemática, Jerson faz parte dos quadros de arbitragem da Federação Angolana de Futebol (FAF) desde 2004. É igualmente professor de carreira na disciplina de Matemática.
No seu currículo constam mais de 458 jogos internacionais e 564 nacionais. Actuou nos Jogos Olímpicos da Juventude (China), Mundial de Sub-17 (Chile-2015), Mundial de Sub-20 (Correia do Sul-2017), Mundial da Rússia (2018 FIFA), 2021 e Mundial do Qatar (2022).
A nível das competições africanas, foi indicado para ajuizar no CAN de Sub-17, Sub-23 e de Honras, Taças da COSAFA, CHAN e a nível de clubes. Pertence à Elite A da Confederação Africana de Futebol (CAF).