Site icon

Letras sobre Agostinho Neto lançado hoje no Memorial Agostinho Neto

A Academia Angolana de Letras (AAL) lança, hoje, às 15h00, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, a colectânea “Letras sobre Agostinho Neto”, que reúne textos de especialistas nacionais e estrangeiros, no âmbito do 50º aniversário da Independência nacional.

Redacção

Sob a chancela da Mayamba Editora e co-organizado por António Quino e Paulo de Carvalho, a obra será apresentada pelo professor e crítico literário Joaquim Martinho.
Segundo a Academia Angolana de Letras, em comunicado de imprensa, o livro resulta de textos publicados em 2022, num caderno especial do Jornal de Angola, intitulado “O poeta da sagrada esperança”, que visou assinalar, naquele ano, o centenário do nascimento de António Agostinho Neto, num projecto editorial que contou com a parceria da Edições Novembro.
O livro é composto por 178 páginas e está previsto, numa primeira fase, uma tiragem de mil exemplares, na colecção Nzadi, da Mayamba Editora. Quanto à temática, os ensaístas reflectem sobre um conjunto de aspectos valorativos da vida e obra de Agostinho Neto, patrono da Academia Angolana de Letras, trazendo testemunhos e ensaios.
“Foi iniciativa da direcção da AAL a ideia de lançamento deste livro comemorativo, convidando-se, para o efeito, 50 pessoas para participarem com textos (depoimentos, textos de opinião, breves ensaios ou poesia) no caderno. Responderam positivamente 21 pessoas, nomeadamente dez académicos, dez investigadores e um poeta”, esclareceu Paulo de Carvalho.
Desde a sua fundação, em 2016, trata-se do segundo livro desta agremiação literária e científica, depois de “Letras sobre as línguas de Angola”, lançado em 2024. As duas obras cumprem a missão da AAL de promover o ensino, estudo e incentivo da língua portuguesa e das línguas nacionais angolanas, além de editar obras de grande valor histórico e literário nacional.
A Academia Angolana de Letras (AAL) é uma associação privada sem fins lucrativos, de carácter cultural e científico. É também uma instituição literária que possui, na sua guarida, a responsabilidade pela edição de obras de grande valor histórico e literário nacional, além da promoção de debates sobre diversos temas da sociedade angolana, com destaque para a tertúlia “Conversas da Academia à Quinta-feira” e o programa de homenagens póstumas a homens de letras, iniciado em 2022.

Exit mobile version