Senhor Presidente da República de Angola, presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, faço votos de que esteja bem e de optima saude em companhia da sua estimada família.
Senhor Presidente, o ano de 2025 está no principio, faltando 10 meses para o ano de 2025 terminar, este 2025 que será marcado por um grande evento, que e o acto central das comemorações dos 50 anos de Independência Nacional. É neste contexto, que aproveito dirigir-me à Sua Excelência Senhor Presidente da República de Angola, para informar que o povo do Município do Bungo, Província do Uige, não tem energia eléctrica em 50 anos de independência que o país vive. Portanto, peço a vossa indulgência para dentro das grandes inaugurações enquadradas no 50° Aniversário da Independência Nacional, contemple também este Município.
Peço este favor por saber que é vossa responsabilidade velar por este assunto por intermédio do ministério de energia e águas. Porquanto, a escola política do MPLA, defende que o mais importante é resolver os problemas do povo. Já para a escola da UNITA, cimforme dizia o Dr. Savimbi, o guia e mestre de milhões de angolanos, que “governar é perguntar ao povo o que o povo quer, se o povo quer energia, entregue a energia; se o povo quer água, entregue a água; se o povo quer medicamentos, entregues os medicamentos; governar é rapidez e eficiência”.
Excelência senhor Presidente, o mais triste é saber que o município do Bungo dista a 73 km do Município sede Uige, e a 47 km do Município do Negage.
O Dr. António Agostinho Neto, não foi bem interpretado pelos seus liderados do MPLA, quando este dizia que “o mais importante e resolver os problemas do povo”, e o MPLA pegou nesta orientação estratégica e botou fora, invertendo-a para “o mais importante é acumulação primitiva de riqueza para um punhado de diligentes do MPLA e esquecer o povo na desgraça”.
Senhor presidente ja se perguntou ou perguntou ao seu governador, como é que o povo do município do Bungo poderão fazer as comemorações das festas da Dipanda???
Sera que o governador ira providenciar geradores, velas, ou candeeiros para que o povo do Bungo passem as comemorações dos 50 anos de independência??
Excelência como se explica, o facto de as linhas de transportação de energia passam pelo município do Bungo para Maquela do Zombo, mas o Bungo não tem energia??
Excelência Senhor Presidente, o povo do Bungo, meu município merece tratamento igual conforme reza a Constituição da República, no artigo 198°, que fala sobre os princípios que norteiam a acção da Administração Pública, todo o cidadão deve ser tratado de forma igual sem atender para as mais diversas diferenças, onde destaco a região onde está localizada o município do Bungo.
BUNGO, 19.02.2025
Sou o angolano, natural da Aldeia do Kiputo, Município do Bungo, Província do Uige. JEREMIAS MIGUEL