Abril 1, 2025

A Fazenda Saki, na comuna de Cambondo, município do Golungo Alto (Kwanza-Norte), vai colher, nos próximos dois meses, cerca de 200 toneladas de café robusta.

Redacção

De acordo com o responsável de produção da unidade agrícola, Adriano Perasoli, ao falar hoje sobre a atividade, esta será a primeira safra da fazenda criada há dois anos, no quadro de um investimento privado.
O café terá como destino os mercados europeus, sobretudo, Portugal, onde já tem contatos avançados com alguns compradores.
Esclareceu que a fazenda, com uma extensão de mil e 800 hectares, dos quais 350 em exploração, tem plantado, numa área de 210 hectares, 750 mil mudas de café, cujos frutos começam a ser colhidos entre Maio e Junho deste ano.
“Não estamos no começo, há pouco mais de dois anos. Temos uma expectativa muito boa, pretendemos colher boas quantidades de café”, afirmou.
A unidade conta, ainda, com 350 mil mudas em viveiro que serão plantadas, brevemente, num espaço de 100 hectares já preparado, visando o aumento da área cultivada.
Explicou que a planta do café aumenta a produção com o tempo, esclarecendo que no primeiro ano produz poucas quantidades; no segundo melhora e atinge o auge a partir do quarto ano, desde que seja bem cuidada.
Apesar de estar exclusivamente focada na produção do bago vermelho, a fazenda cultiva, também, milho, mandioca e batata, para a alimentação dos trabalhadores.
A mesma emprega 485 funcionários diretos, fora os prestadores de serviços eventuais, das fazendas com maior índice de empregabilidade a nível da província.
Segundo o diretor do Gabinete provincial da Agricultura, Florestas e Pesca, Fernando Humberto Mesquita, esta unidade agrícola é uma fazenda âncora na produção de mudas para a distribuição aos cafeicultores nos municípios do Golungo Alto e Ngonguembo.
A Fazenda Samba Lucala, uma das maiores do Cuanza-Norte, com uma extensão de 10 mil hectares, dos quais dois mil em exploração, emprega 61 trabalhadores.
A produção nesta fazenda, localizada no município de Samba Caju, é assegurada por tecnologias avançadas, desde o processo de irrigação até o de pulverização de pesticidas, que garante a produção em grande escala.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *