O governador do Cuanza-Sul apontou, quinta-feira, na cidade do Sumbe, que a acção governativa para o corrente ano se vai focar nos sectores da Educação, Saúde, Agricultura, Turismo e Juventude.
Ao discursar na abertura da I reunião do Governo da província, Narciso Benedito disse ser necessária uma abordagem integrada para o desenvolvimento da província, sublinhando a importância da actuação dos administradores municipais na implementação das políticas públicas.
Prestes a assinalar 100 dias desde a assumpção do cargo, Narciso Benedito reconheceu existirem desafios urgentes que precisam de ser enfrentados, mas também oportunidades que devem ser aproveitadas para transformar as potencialidades em riqueza real, por forma a garantir uma nova realidade socioeconómica da província. Em relação à Educação, o governador considerou o sector a base para o desenvolvimento.
“Precisamos garantir uma estrutura educacional organizada, com professores capacitados e em condições adequadas para o ensino”, afirmou.
Quanto à Saúde, o governante chamou atenção para a necessidade de se reforçar a consciencialização da população sobre práticas saudáveis, bem como a melhoria das infra-estruturas hospitalares e garantir o acesso das populações aos serviços médicos. “Vivemos tempos desafiadores, onde o bem-estar das populações depende do respeito às orientações sanitárias, e é necessário garantirmos que os nossos serviços de saúde estejam preparados para atender às necessidades da assistência médico-medicamentosa”, frisou. Considerou o Turismo e a Agricultura como outros importantes motores da economia local.
JA