
A taxa de incidência de tuberculose no país registou uma redução de 226,6% para 190,4%, o que corresponde menos 36,2 por cento em relação ao período de 2023 a 2024.
Redacção
A informação foi avançada, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos de Sousa.
Segundo de Carlos Sousa, que falava na cerimónia em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, apesar desta, ser uma doença antiga, é evitável e curável.
Carlos de Sousa explicou, igualmente, que em 2024 foram notificados cerca de 89.862 casos de tuberculose e a faixa etária mais atingida, neste período foi dos 25 aos 34 anos.
Para a redução dos casos, o Governo vai continuar com o compromisso de mobilizar mais recursos, promover iniciativas cruciais e assertivas para o controlo, eliminação e combate da tuberculose, garantindo que os serviços de luta contra à doença estejam cada vez mais integrados nos cuidados de saúde primários.
O secretário de Estado sublinhou, ainda, que o fim da epidemia da Tuberculose até 2030 está entre os Objectivos de Saúde de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado anualmente a 24 de Março, foi criado para consciencializar o público sobre a epidemia global da doença e os esforços para eliminá-la.