Abril 3, 2025

O Presidente da República, João Lourenço, inaugura, hoje, o último dia da sua visita de trabalho de dois dias à província da Lunda-Sul, a Circular de Saurimo, uma infra-estrutura construída pela primeira vez nesta circunscrição do país.

O governador da Lunda-Sul adiantou que a Circular de Saurimo vai reduzir o tráfego pesado do centro da cidade, ligando a Lunda-Sul às províncias da Lunda-Norte, Moxico e Moxico Leste, assim como aos países vizinhos. “É um sinal de progresso e desenvolvimento, razão pela qual somos gratos por termos merecido esta grande obra estruturante”, destacou Daniel Neto. Depois da apresentação da Circular de Saurimo, o Presidente da República vai visitar as obras do Pólo Universitário do Instituto Superior Politécnico de Saurimo, uma estrutura dependente da Universidade Lueji A´Nkonde.Daniel Neto disse que estas obras estão na sua fase final.

 “Será uma outra valência para a nossa província”, ressaltou.A província da Lunda-Sul destaca-se por ser a primeira a concluir os projectos de carteira do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), resultados, tal como sublinhou o governador, já se fazem reflectir na vida da população local. “A satisfação é enorme por parte da população”, atestou.

Daniel Neto disse que os projectos do PIIM fizeram surgir na Lunda-Sul vários equipamentos sociais, como escolas e hospitais, em localidades onde não havia antes, assim como energia em vários bairros antes desprovidos deste serviço.

 “Conseguimos colocar serviços ligados à habitação para quadros das administrações municipais, que viviam em situações muito difíceis”, informou.

Dos 91 projectos da carteira do PIIM, a Lunda-Sul conseguiu executar todos, sendo que os dois últimos, ligados aos sectores da Justiça e Educação, poderão ser apresentados à disposição da população a qualquer momento. “Só carecem de apetrechamento para serem inaugurados”, garantiu o governador, precisando que os projectos em causa são uma escola de 48 salas e centro de reeducação de menores.O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios tem como objectivo materializar acções de Investimento Público, de despesa de apoio ao desenvolvimento e de actividades básicas, com prioridade para as acções de carácter social.

O Plano tem como finalidade inibir o êxodo rural e promover o crescimento económico, social e regional mais inclusivo no país. O mesmo pretende aumentar a autonomia em todos os municípios do país, no âmbito da política de desconcentração e descentralização das competências administrativas, para, deste modo, aumentar a qualidade de vida em todo o território nacional.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *