O Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Luanda, resgatou, na madrugada desta sexta-feira, o médico cirurgião Stoyani Stoyanov, de 75 anos, de nacionalidade búlgaro, vítima de rapto na última quinta-feira, no bairro Benfica. Em nota de imprensa, o SIC esclarece que o principal suspeito do crime de roubo qualificado, concorrido com rapto, foi detido após intensa investigação.
A operação de resgate, adianta o SIC, ocorreu numa residência no bairro Estalagem, na rua da Moagem, onde a vítima foi encontrada amarrada debaixo de uma cama.
Durante a acção, os agentes do SIC foram surpreendidos por quatro indivíduos armados, que efectuaram vários disparos. Em resposta, os criminosos foram alvejados mortalmente.
No local, foram recuperados um computador portátil e um relógio de pulso pertencentes ao médico, além da apreensão de duas pistolas em posse dos suspeitos. No entanto, outros bens da vítima ainda não foram localizados.
As investigações preliminares indicam o envolvimento directo do ex-guarda do médico no esquema criminoso, que também foi detido e identificado como um dos principais suspeitos.
O SIC prossegue com diligências para o total esclarecimento do caso.