
Angola poderá acolher o Campeonato Africano de Ciclismo de Estrada no mês de Novembro de 2026.
Redacção
A proposta foi apresentada pela empresa GOLAZO, com apoio da Embaixada da Bélgica, durante audiência institucional realizada hoje.
O evento surge como oportunidade estratégica para consolidar Angola como destino de grandes competições internacionais, fortalecendo o desporto nacional, a diplomacia desportiva e o intercâmbio africano.
A realização do campeonato continental integraria o calendário oficial do País, que este ano já contempla 26 competições de alto nível, como o Campeonato Africano de MMA, a São Silvestre e o Torneio Internacional de Ginástica.
A proposta será analisada em articulação com a Federação Angolana de Ciclismo, com vista a garantir viabilidade financeira e organizacional, tal como ocorreu com o recente Campeonato Africano de MMA.
O objectivo é que Angola não apenas participe — mas lidere com visão, cooperação e impacto.
Durante o encontro, foi igualmente abordada a necessidade de facilitar o processo de emissão de vistos para atletas e técnicos angolanos em deslocação à Bélgica.
A Embaixada manifestou disponibilidade para cooperar na criação de um canal especial que garanta maior agilidade nos processos.