O ministro dos Transportes, Ricardo d’Abreu, representou Angola, em Washignton, na estreia exclusiva do documentário “Lobito-Bound”, que destaca a importância do Corredor do Lobito no reposicionamento de África como eixo central das cadeias logísticas e comerciais mundiais.
De acordo com um comunicado do Ministério dos Transportes, o “Lobito-Bound” retrata uma viagem de 4.000 quilómetros ao longo desta via, considerada um dos corredores internacionais de transporte mais rentáveis.
No documentário, acompanha-se o explorador Dwayne Fields numa travessia desde o Oceano Índico até ao Atlântico, escutando as comunidades ao longo do percurso e testemunhando os impactos das mudanças em curso. “O filme oferece uma visão humana e crítica sobre as transformações geoeconómicas que envolvem o continente africano”, lê-se no documento.
No evento, promovido pela Africell e a revista Foreign Policy, o ministro Ricardo d’Abreu afirmou que o Corredor do Lobito representa “um instrumento de transformação económica e social para Angola e para a região”. Trata-se, referiu, de uma plataforma de integração regional, de promoção da industrialização e de afirmação de África nas cadeias de valor mundial.
O governante disse ser, por isso, fundamental reconhecer a responsabilidade que cabe a todas as partes interessadas – os Governos de Angola, da República Democrática do Congo e da Zâmbia, as organizações internacionais de financiamento e o sector privado, a quem compete a gestão da concessão da linha férrea e do terminal de minérios do Porto do Lobito, assim como “uma governação competente e orientada para resultados.”
O projecto tem vindo a atrair a atenção e interesse por parte de diversos parceiros internacionais. Os Estados Unidos anunciaram intenções de investimentos superiores a 1,3 mil milhões de dólares em áreas como infra-estruturas, energia renovável e conectividade em Angola.
A Africa Finance Corporation (AFC) demonstrou interesse em financiar a extensão ferroviária até à Zâmbia, sendo que o processo de financiamento da Development Finance Corporation (DFC) a Lobito Atlantic Railway (LAR) se aproxima cada vez mais da fase de fecho, adianta o comunicado do Ministério dos Transportes.
JA