
O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, reafirmou, esta segunda-feira, em Maputo, o papel da CPLP como plataforma do diálogo político, intercâmbio legislativo e cooperação multilateral.
Ao intervir na sessão de abertura da XIV Sessão Ordinária da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), que decorre até terça-feira, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, o estadista moçambicano reafirmou, igualmente, o compromisso com a solidariedade lusófona e o desenvolvimento conjunto, soube o JA Online.
Apelou ao reforço da cooperação entre os países lusófonos, sublinhando a importância de juntos enfrentarem os desafios regionais e globais, em particular a paz, a estabilidade, o desenvolvimento económico e social, enfatizando o papel das mulheres e da juventude como pilares fundamentais para o desenvolvimento dos Estados-membros, reportou a Assembleia Nacional, no Facebook.
Em relação à mobilidade entre os Estados-membros, almejou que os parlamentares possam encontrar soluções concertadas que respondam os interesses da comunidade, para uma cooperação profícua, saudável e inclusiva.
O Chefe de Estado moçambicano realçou, ainda, que a sessão decorre numa altura em que Moçambique, Cabo Verde, São e Príncipe e Angola completam o jubileu das suas independências.
A Assembleia Parlamentar da CPLP é composta por nove Estados-membros, designadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor-Leste.