O Banco Mundial (BM) já financiou em Angola projectos avaliados em cerca de cinco mil milhões de dólares, com um aumento anual de aproximadamente 1.2 mil milhões desde o ano de 2022.
A informação foi avançada esta quarta-feira, 23, pelo director executivo sénior do BM, Axel Van Trotsenburg, à saída de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial, em Luanda.
Durante o encontro, Axel Van Trotsenburg apresentou a carteira actual de projectos financiados pelo Banco Mundial no país e reafirmou o compromisso da instituição em continuar a apoiar o Governo angolano nos seus principais desafios de desenvolvimento.
“Reiteramos o nosso comprometimento, não somente através do investimento, mas também através de trabalho analítico, assistência técnica, bem como apoio ao sector privado”, sublinhou o responsável.
O alto dirigente do Banco Mundial elogiou ainda a relação de cooperação com Angola, considerando-a “forte e estratégica”, e agradeceu ao Executivo por reconhecer o BM como um parceiro-chave para o desenvolvimento nacional.
Axel Van Trotsenburg aproveitou também para destacar o apoio dado ao projecto BITA, que teve oportunidade de visitar recentemente, no âmbito das garantias prestadas pelo Grupo Banco Mundial.
Na mesma ocasião, o Presidente João Lourenço recebeu igualmente em audiência o presidente da empresa egípcia Arab Contractors, Ahmed Elassar, que preferiu não prestar declarações à imprensa após o encontro.

