14 de Setembro, 2025

Angola defendeu, hoje, uma abordagem centrada na conectividade, na cooperação sul-sul e em investimentos sustentáveis, reafirmando a solidariedade para com os países sem litoral e o compromisso com a integração regional.

Esta posição foi expressa pelo representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco da Cruz, ao intervir na Terceira Conferência das Nações Unidas sobre os Países em Desenvolvimento sem Litoral (LLDC3), que decorre em Awaza, Turquemenistão, sob o tema “Promover o Progresso através de Parcerias”.

Integração económica regional
Neste contexto, Francisco José da Cruz referiu que o Corredor do Lobito é um exemplo concreto de como a conectividade pode impulsionar a integração económica regional, combinando infra-estrutural ferroviárias, portuárias e rodoviárias, proporcionando uma ligação eficiente entre o interior do continente e o Oceano Atlântico.

Reiterou que Angola mantém o compromisso de promover este e outros corredores como ferramentas de desenvolvimento partilhado, actuando como um parceiro de confiança e facilitador de soluções logísticas, comerciais e de investimento.

Sublinhou que o país continua a investir na modernização de estradas, caminhos-de-ferro e plataformas logísticas que garantam uma conectividade harmoniosa com a República Democrática do Congo e a Zâmbia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *