14 de Setembro, 2025

Um grupo de sete profissionais angolanos da área de enfermagem inicia, nos próximos dias, uma jornada de formação académica no Brasil.

Estes profissionais, segundo um comunicado de imprensa, foram seleccionados de forma criteriosa para frequentar cursos de mestrado e doutoramento em enfermagem na prestigiada Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), uma das mais conceituadas instituições de ensino superior da América Latina.

 

As formações incidem sobre as especialidades de enfermagem na saúde do adulto na atenção primária em saúde no Sistema Único de Saúde (MPAPS).

 

Viajam para formação profissionais das províncias do Huambo, Moxico, Lunda Norte, Luanda, Huambo, Zaire e Huambo.

Durante o acto de acolhimento, o coordenador e gestor técnico do projecto, Job Monteiro, felicitou os bolseiros e reforçou a importância desta formação para a melhoria do sistema nacional de saúde.

 

Por sua vez, o neurocirurgião e especialista de formação, Djamel Kitumba, apresentou os deveres, direitos e normas dos bolseiros, destacando o papel de cada estudante como embaixador do sector da saúde angolano no exterior.

 

O enfermeiro e assistente de formação, Adão Chimuanji, manifestou regozijo ao testemunhar, pela primeira vez no país, a especialização de profissionais do sector público em áreas-chave da enfermagem. “Orgulhem o país, o projecto e as vossas províncias”, declarou com entusiasmo.

Em representação da área social e ambiental, a especialista Isabel Gria, abordou o código de Clconduta do Blbolseiro e a temática dos acidentes de trabalho, realçando o comportamento ético e a responsabilidade individual de cada bolseiro ao longo do percurso académico no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *