
Por: Paulino Chipimbi
A reabilitação da estrada nacional 105 que liga as localidades do Lubango e Benguela está a cargo da empresa “Marcons- Engenharia”, pertencente ao empresário do MPLA, Silvestre Tulumba Capose.
Considerado como um troço de estrada fundamental, devido a sua localização geográfica e o papel que desempenha entre os dois corredores populacionais na zona sul do país, nomeadamente a capital da província de Benguela e da Huila, bem como a ligação entre o interior e o litoral sul do País.
A execução da referida empreitada está avaliada em mais de 320 mil milhões de dólares americanos, e para a sua fiscalização serão gastos cerca de 7, 2 milhões de kz.
Segundo o despacho presencial n° 268/23 de 6 de Novembro, é autorizada a despesa e formalizada a abertura do procedimento de contratação simplificada, pelo critério material e por razões de financiamento externo, para a celebração de contatos da empreitada e de fiscalização.
Silvestre Tulumba Capose, é um empresário ligado ao partido no poder (MPLA), e que se tornou num dos maiores devedores do Banco de Poupança e Crédito-BPC, cuja a incapacidade de recuperar créditos levou à insolvência.
Na província da Huíla, a sua construtora tem vindo a somar adjudicações, a preços que a concorrência considera inexplicável.
Entretanto, Segundo uma publicação que o “O ESTADO NEWS” teve acesso recentemente, feita através das redes sociais, a Empresa -Engenharia Construtora, disse que a obra poderá impulsionar o crescimento directo e concêntrico das duas províncias.
“queremos promover a geração de emprego e facilitar uma maior mobilidade. Queremos aproximar pessoas, bens e serviços. A construção da Estrada Nacional 105 (EN 105), que liga o Lobito ao Lubango, marca o início da ambiciosa jornada”. São mais de 300km para reestruturar e construir do zero, e a Mercons em menos de um ano já completou 17% deste percurso”, lê-se na nota.