Site icon ESTADO NEWS

Embaixador João Baptista Quiosa apresenta cumprimentos de despedida ao Presidente ghanês

Embaixador João Baptista Quiosa apresenta cumprimentos de despedida ao Presidente ghanês

O embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola no Ghana, João Baptista Domingos Quiosa, apresentou, hoje, os cumprimentos de despedida ao Presidente daquele país da África Ocidental, John Dramani Mahama, na Jubilee House em Accra.

Na audiência estiveram presentes o chefe do Gabinete do Presidente da República do Ghana, Julius Debrah, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional do Ghana, Sam Okudzeto, bem como outros oficiais do governo do Ghana e da Embaixada da República de Angola em Accra.

 

Ao tomar a palavra, João Baptista Quiosa referiu-se às relações históricas entre ambos países, que datam deste os primórdios da luta de libertação de Angola, durante a qual o Ghana e o primeiro Presidente, Kwame Nkrumah, estiveram empenhados no apoio aos líderes dos movimentos de libertação nacionais, particularmente o MPLA e a FNLA.

 

Recordou também que durante o mandato trabalhou no estreitamento dos laços de cooperação que resultaram no início dos vôos comerciais da TAAG Linhas Aéreas de Angola, em Novembro de 2023, que foram interrompidos por questões técnicas, mas que em brevemente serão retomados.

 

Informou, igualmente, que com as autoridades do Ghana na troca de experiências na área do cultivo de cacau com a formação de angolanos naquele país e a visita de especialistas ghaneses a Angola, onde já se verifica um aumento da produção deste produto.

 

Salientou, ainda, que dada a qualidade do ensino no Ghana, muitos jovens angolanos têm optado pela formação académica e profissional neste país, pelo que as atenções da cooperação bilateral têm estado viradas para este domínio.

 

Por outro lado, o documento frisa que o embaixador cessante de Angola na República do Ghana cumpriu a missão com enorme satisfação, tendo realçado as trocas de visita de alto nível, particularmente as visitas do Presidente João Lourenço àquele território, em Agosto de 2021 e em Julho de 2024, bem como os trabalhos de Comissão Mista de Cooperação Bilateral.

 

Não deixando de ressaltar que servir como embaixador do Ghana teve uma satisfação particular pelo facto de ter nascido neste país, uma vez que o seu pai foi professor numa das universidades do Ghana.

 

Por sua vez, John Dramani Mahama manifestou a satisfação por receber o diplomata, tendo feito referência às relações históricas entre os dois países e o grande contributo que Angola deu para a independência de vários países africanos, particularmente com a Batalha do Cuito Cuanavale, onde o exército sul-africano foi derrotado por Angola, o que criou uma nova página na história da África Austral.

 

Afirmou que foi bem recebido em Luanda, em Janeiro de 2025, pelo homólogo angolano, João Lourenço, ocasião em que discutiram questões de interesse mútuo.

 

Manifestou satisfação pela forma como o Presidente da República tem sabido conduzir os destinos da União Africana, referindo que, recentemente, estiveram juntos na Cimeira da TICAD, onde o Chefe de Estado e líder da União Africana fez importantes intervenções.

 

Por fim, realçou que o Ghana e Angola são produtores de petróleo e esta é uma área em que se deve trabalhar para o estreitamento das relações de cooperação, assim como na área da agricultura (produção do cacau e outros produtos agrícolas), criação de resiliência face às mudanças climáticas, educação superior e outras áreas de cooperação identificadas e desejou os melhores votos a João Baptista Domingos Quiosa na nova função como embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na África do Sul, apelando para o continuo estreitamento das relações com o homólogo ghanês acreditado naquele país da África Austral, pode ler-se no documento.

JA

Exit mobile version