Autoridades chinesas convidaram o Chefe de Estado, João Lourenço, na qualidade de líder da União Africana, para participar na Reunião de Alto Nível sobre a Iniciativa de Desenvolvimento Global, que vai decorrer em 23 de Setembro, em Nova Iorque, à margem da 80.ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Segundo uma nota enviada ao JA Online, o convite foi transmitido esta sexta-feira, em Luanda, pela Encarregada de Negócios da Embaixada da China, Chen Feng, durante uma audiência com a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Embaixadora Esmeralda Mendonça.
No encontro, realizado na sede do Ministério das Relações Exteriores, as duas entidades discutiram o reforço das relações bilaterais e de interesse comum, com destaque para política, diplomacia e comércio.
Na ocasião, Chen Feng solicitou o apoio do país à Iniciativa de Governança Global proposta por Xi Jinping e à candidatura da China à reeleicção como Estado-Membro de Categoria no Conselho da Organização Marítima Internacional (OMI), cuja 34.ª Sessão decorrerá de 24 de Novembro a 3 de Dezembro em Londres.
A China é considerada parceira estratégica de Angola em sectores como infra-estruturas, petróleo, comércio, energia, agricultura, finanças e defesa, mantendo uma cooperação crescente desde o início dos anos 2000, baseada em princípios de respeito mútuo, não interferência e desenvolvimento conjunto, pode ler-se no documento.