Um grupo de jornalistas angolanos que se encontra na República Popular da China, para um seminário de intercâmbio formativo, chegou domingo, a cidade de Shenyang, província de Liaoning, no âmbito da cooperação bilateral entre os dois países.
Depois de concluída a primeira fase de formação em Pequim, os profissionais, incluindo funcionários dos Ministérios das Relações Exteriores (MIREX) e das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, iniciaram desde segunda-feira uma nova etapa nesta região mais a norte da China
A agenda de trabalho já incluiu visitas à Rádio e Televisão de Liaoning, um grupo de mídia e jornais, bem como a dois centros de inovação e desenvolvimento tecnológico, nomeadamente Siasun Robot & Automation em (Shenyang) e a Neusoft Medical, sediada em Shenyang, uma provedora líder global de soluções e serviços de imagem médica.
Estes últimos dois momentos, em particular, serviram para observação da situação actual e perspectivas de desenvolvimento de alta tecnologia deste país asiático. Nos dois parques industriais, os profissionais Angolanos receberam explicações do funcionamento e dos processos de produção.
Na manhã desta quarta-feira, os jornalistas mantiveram, também, contacto com um grupo de mídia de jornais periódicos de Liaoning, que edita jornais e revistas. O JA Online constatou “in loco” que a tecnologia aliada ao jornalismo é uma realidade em todos os meios de comunicação chineses.
Estes encontros com a mídia chinesa servem, sobretudo, para intercâmbio sobre novas oportiniddes de cooperação sino-africana no sector de edição e publicação de notícias.
Ainda hoje, no no período da tarde, às 14:00 (locais), o grupo de jornalistas visitará a Cidade Proibida de Shenyang, para conhecimento do valor histórico e significado contemporâneo da arte e cultura antigas da China.
O seminário de capacitação é uma iniciativa Centro de Educação e Formação da Administração de Publicações em Línguas Estrangeiras da China, uma instituição de referência fundada em 1964 e directamente subordinada à Administração de Publicações em Línguas Estrangeiras da China.
O centro é especializado na formação de quadros em áreas como comunicação internacional, tradução aplicada de alto nível, intercâmbio cultural e desenvolvimento de competências linguísticas para contextos multilaterais.
JA