12 de Setembro, 2025

A Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP) felicitou, hoje, calorosamente os especialistas e consultores condecorados pelo Chefe de Estado, João Lourenço.

Para o coordenador e Gestor Técnico da UIP, Job Monteiro, esta distinção simboliza um reconhecimento excepcional do mérito e do contributo valioso destes profissionais ao desenvolvimento da medicina em Angola.

Durante a quinta cerimónia, foram condecorados o consultor para formação da UIP, Albano Eugénio, (intensivista) Djamel Kitumba), (Neurocirurgião), Celestino Delgado, (imagiologiasta)

 

“Este acontecimento representa não apenas uma conquista individual, mas um marco importante no esforço colectivo em direcção à excelência, capacitação e inovação na saúde”, disse, citado num comunicado de imprensa.

Para UIP, estes jovens médicos representam a excelência na formação médica angolana, comprometidos com o serviço público, a inovação clínica, a formação de novos quadros e a prestação de cuidados humanos e de elevada qualidade à população.

“Agradeço profundamente o Presidente da República, João Lourenço, por este grande reconhecimento”, declarou o intensivista.

Já Djamel Kitumba, neurocirurgião, partilha este reconhecimento com todos os profissionais de saúde do país, especialmente com a equipa da UIP, cuja dedicação tem sido fundamental.

“Como neurocirurgião no Hospital Cardeal Dom Alexandre do Nascimento e director pedagógico estendo este mérito aos anestesistas, internos, equipa técnica e, acima de tudo, aos pacientes, que são a razão do nosso trabalho”.

 

Acrescentou que esta condecoração reforça o seu compromisso com o desenvolvimento da neurocirurgia em Angola, integrando inovação, tecnologia e humanismo em benefício dos doentes.

 

“Recebo esta distinção com gratidão e um profundo sentido de responsabilidade. A imagem médica é essencial ao diagnóstico e tratamento, e temos enfrentado grandes desafios para melhorá-la”, disse Pinto Delgado.

Além disso, a recente aquisição, pela primeira vez na história do país, de tecnologias de ponta como a ressonância magnética de 3 Teslas, marca o início de um novo ciclo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *