
Durante a época chuvosa 2024/2025, um total de cinquenta e seis pessoas perdeu a vida, atingidas por relâmpagos, na província do Huambo, segundo o Comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros na região, Comissário Nelson Sampaio, citado pela Angop.
O município do Mungo, disse, foi o mais afectado pelas descargas, com um registo de 15 mortos.
A fonte que falou esta quinta-feira, durante uma reunião ordinária da Comissão de Protecção Civil, avançou também que as chuvas da última época provocaram a morte de 90 pessoas, tendo deixado outros 91 feridos.
Relativamente aos danos materiais, Nelson Sampaio disse que foram destruídas duas mil 465 casas, 46 templos de igrejas, 32 escolas, 16 pontes, entre outros danos, incluindo a morte de várias cabeças de gado.Material escolar
Para se evitar o registo de danos em consequência das chuvas, o responsável disse que as acções de sensibilização sobre os riscos na estação chuvosa serão redobradas, tendo a previsão de envolver as famílias na mobilização comunitária.
Avançou igualmente, a recomendação de serem instalados pára-raios, com o objectivo de reduzir os males.
“Estes pára-raios serão colocados nas instituições públicas em fase de construção e poderão proteger as residências ou bairros periféricos”, disse.
CK