Site icon ESTADO NEWS

Coreia do Sul concede a Angola mais de mil milhões de dólares

Os governos de Angola e da Coreia do Sul assinaram, ontem, em Luanda, dois acordos de empréstimos fixados em 1.059 milhões de dólares.

Os acordos foram assinados, por parte do Governo de Angola, pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, enquanto pela Coreia do Sul fê-lo o embaixador em Luanda, Kwang Jin Choi.

 

Trata-se de um Acordo-Quadro com a República da Coreia do Sul relativo aos empréstimos do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento Económico até 2028, bem como um Acordo de Empréstimo para o financiamento do Projecto de Instalações de Transformação de Peixe e de Armazenagem Frigorífica, com recursos do EximBank da Coreia do Sul.

 

Compromisso mútuo

Na ocasião, a ministra das Finanças destacou que o acto representa “um marco fundamental e simbólico no fortalecimento das relações bilaterais”, o que reforça o compromisso mútuo com o crescimento sustentável e o desenvolvimento socioeconómico dos dois países.

 

Pelo Acor do Quadro do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento Económico, Angola poderá aceder a mil milhões de dólares até 2028. Relativamente ao Acordo de Empréstimo, será disponibilizado o montante de 59 milhões de dólares para a execução do Projecto de Instalações de Transformação de Peixe e de Armazenagem Frigorífica.

 

O projecto visa à modernização do sector pesqueiro, pela promoção do processamento industrial e melhor aproveitamento dos recursos marinhos, bem como a redução do desperdício de pescado, através de melhoes condições de armazenamento e conservação. Além disso, irá contribuir para a segurança alimentar e nutricional,o que deverá aumentar a oferta de produtos processados de qualidade para consumo interno e exportação.

 

A ministra das Finanças sublinhou ainda que estes instrumentos, de natureza concessional, permitirão financiar projectos estratégicos em áreas-chave como infra-estruturas, energia, transportes, tecnologia, saúde e educação, promovendo a modernização e a diversificação da economia nacional.

 

Momento significativo

O embaixador da Coreia do Sul em Angola, Kwang Jin Choi, considerou o momento como significativo, pois assinala os 33 anos de estabelecimento das relações diplomáticas entre Angola e a Coreia do Sul. De igual modo, em 2025 assinalam-se os 50 anos da Independência de Angola e os 80 anos da libertação da República da Coreia.

 

Neste sentido, o Governo coreano reafirmou o seu compromisso em continuar a cooperar para a solidez e o reforço das relações bilaterais com Angola.

 

O acto, que decorreu na sede do MINFIN, foi testemunhado pelo Secretário de Estado para as Pescas e Recursos Marinhos, Álvaro da Cunha dos Santos, e por quadros do MIREX e da Missão Diplomática coreana.

 

A Coreia do Sul é um dos países recentemente visitados pelo Presidente João Lourenço, no quadro da diplo- macia económica que Angola implementa.

Exit mobile version