Site icon ESTADO NEWS

Téte António partilha visão da política externa angolana na Universidade de Lincoln

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, partilhou, esta sexta-feira19, a visão sobre as principais linhas orientadoras da política externa angolana e a parceria estratégica entre o país e os Estados Unidos.

De acordo com uma nota enviada ao JA Online, o chefe da diplomacia angolana falava na qualidade de convidado de honra na Universidade de Lincoln, em Pensilvânia, Estados Unidos da América, onde proferiu uma palestra sobre o Ensino Superior, Empreendedorismo e Inovação subordinada ao tema: “Uma Visão Pan-Africana para Parcerias Estratégicas com a Universidade e Faculdades Historicamente Negras (HBCUs).

 

Na ocasião, Téte António, perante uma plateia composta por figuras iminentes da vida política, académica, estudantil e da sociedade civil norte-americana, declarou que a visão da política externa nacional está centrada na educação, ensino e empreendedorismo.

 

O titular da pasta das Relações Exteriores disse aos presentes que aceitou com agrado o convite da Reitoria da Universidade de Lincoln para partilhar a visão sobre a dinâmica de paz e desenvolvimento de Angola e sobretudo de África e a relação com a comunidade académica desta proeminente Universidade e de outras instituições que amavelmente se juntaram a esta iniciativa.

 

Aproveitou, também, o momento para se debruçar sobre os desafios e as oportunidades que se apresentam no continente africano, particularmente na região da SADC, analisando questões políticas, socioeconómicas e ambientais.

 

O chefe da diplomacia angolana elucidou, igualmente, os presentes sobre a Angola nova, fazendo uma incursão desde a colonização à independência e os esforços que estão a ser envidados para o crescimento da economia.

 

Participação do Presidente João Lourenço na Sessão da ONU

O ministro das Relações Exteriores, que se encontra nos Estados Unidos da América para participar da 80.ª Sessão da Assembleia-Geral da ONU, que decorre em Nova Iorque, mencionou a participação de Angola na construção da paz no continente africano, cujo reconhecimento deu lugar à atribuição pela União Africana do título de Campeão para Paz e Reconciliação em África ao Presidente da República e da União Africana, João Lourenço.

 

Durante a palestra, abordou, ainda ,os aspectos culturais da comunidade afro-americana, tendo destacado o facto de os primeiros 20 negros a habitarem em território americano serem oriundos de Angola, como é o caso da família Tucker.

Exit mobile version