12 de Outubro, 2025

Angola apresentou uma oferta totalmente financiada para aquisição de uma participação minoritária estratégica na empresa De Beers, cuja iniciativa insere-se no processo de alienação global promovido pela Anglo American plc.
Segundo um comunicado de imprensa do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, a conclusão deste processo realizado por via da empresa ENDIAMA, está prevista para o final do corrente ano.

“O Governo angolano esclarece que a proposta ora submetida não visa o controlo maioritário da De Beers. Pelo contrário, defende-se a constituição de um consórcio panafricano, liderado pela indústria, que garanta a independência e a competitividade internacional da referida empresa”, lê-se na nota.

Para o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, citado na mesma nota, “Angola acredita que o futuro da De Beers depende da sua continuidade como uma empresa global liderada pelo sector privado”.

Reforçou também que a proposta de Angola visa estabelecer uma parceria significativa entre Angola, Botswana, Namíbia e África do Sul, garantindo que nenhuma parte detenha domínio exclusivo e que a empresa possa evoluir como uma entidade comercial verdadeiramente internacional.

A nota realça que com este passo, a ENDIAMA E.P reafirma a sua disponibilidade para colaborar com governos e investidores privados, com o propósito de assegurar que a De Beers se mantenha como empresa comercialmente independente e competitiva à escala global.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *