12 de Outubro, 2025

A província do Bengo vai acolher uma das maiores unidades de produção de fertilizantes do país. O lançamento da primeira pedra da fábrica da ITRACOM Angola teve lugar nesta terça-feira, 23, no Pólo de Desenvolvimento Industrial das Mabubas, município do Dande.

Com um investimento avaliado em 373 milhões de dólares, o projeto prevê três linhas de produção, sendo que a primeira deverá estar concluída em Maio de 2026. A unidade terá capacidade para produzir 1,5 milhões de toneladas de fertilizantes agrominerais por ano e vai criar 5.000 empregos diretos, além de milhares de postos indiretos em serviços, fornecimento, transporte e comércio.

O Secretário de Estado para a Indústria, Carlos Rodrigues, que presidiu a cerimónia em representação do Ministro da Indústria e Comércio, destacou que o empreendimento vai reforçar a soberania agrícola e reduzir a dependência das importações.

“É um sinal claro da transformação da base económica de Angola: do petróleo para a indústria e agricultura, da dependência para a autonomia, e das importações para a produção nacional”, afirmou.

Por sua vez, a Governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, considerou a fábrica um passo decisivo para o crescimento da agricultura, principal atividade económica da província. A responsável apelou ainda a mais investidores a seguirem o exemplo da ITRACOM, lembrando que, só nos últimos dois anos, foram inauguradas 20 novas fábricas no Bengo.

O acto contou com a presença de vários membros do Executivo, do Presidente do Grupo ITRACOM Holding, Adrien Ntigacika, e de representantes do governo provincial, perante uma forte moldura humana de munícipes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *