O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, procede neste sábado, 4 de outubro, à inauguração do Complexo Desportivo Paralímpico José Armando Sayovo, localizado na Centralidade do Bucula, a quatro quilómetros da cidade de Caxito, província do Bengo.
Estado News soube de uma fonte que a infra-estrutura, está avaliada em cerca de 70 milhões de dólares, ocupando uma área de 15 hectares e está equipada para acolher até 250 atletas. Conta com 68 dormitórios, refeitório para 150 pessoas e diversas áreas desportivas.
O complexo foi concebido para a prática de várias modalidades, incluindo futebol 11, atletismo de pista olímpica, lançamentos (dardo, peso e martelo), natação em piscina olímpica e ténis. Dispõe ainda de um pavilhão multidisciplinar preparado para futsal, andebol, basquetebol, voleibol, hóquei em patins, ténis de mesa, esgrima e goalball.
Dedicado ao atleta paralímpico angolano José Armando Sayovo, a infra-estrutura é considerada um marco para o desporto inclusivo no país, colocando o Bengo em destaque como futura capital nacional do desporto adaptado.