O Consulado-Geral de Angola em Toronto, Canadá, realizou, sábado, no Austin Drive Park, uma campanha de plantio de 50 árvores, no quadro das comemorações do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional.
A actividade foi organizada em parceria com a Associação dos Angolanos de Ontário (ACO) e decorreu sob o lema “50 árvores pela Independência de Angola”.
Na ocasião, o cônsul-geral de Angola em Toronto, Mateus Barros José, sublinhou que a iniciativa simboliza um gesto cívico e voluntário dos angolanos residentes no Canadá, enquanto parte activa da sociedade civil organizada, e representa também um contributo para a preservação do meio ambiente.
O diplomata destacou a importância do plantio de árvores no combate às mudanças climáticas, por contribuírem para a absorção do dióxido de carbono, melhoria da qualidade do ar e regulação da temperatura ambiente. “Além do impacto ambiental positivo, esta acção tem igualmente um valor simbólico, pois reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e com o futuro das próximas gerações”, frisou.
O cônsul recordou, igualmente, que Angola é signatária do Acordo de Paris e tem participado activamente em fóruns internacionais sobre alterações climáticas, como a 2ª Cimeira sobre o Clima, realizada em Addis Abeba, Etiópia, sob o lema “Aceleração de Soluções Globais”, na qualidade de Presidente da União Africana, e mais recentemente na 80ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
No domínio interno, Mateus Barros José destacou que o país aprovou a Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas 2022-2035, instrumento que visa reforçar a legislação ambiental e promover o desenvolvimento sustentável.
Participaram do acto funcionários do Consulado-Geral, familiares, membros da comunidade angolana residente em Ontário, a administração do Austin Drive Park e a presidente da ACO, Joyce Santos, acompanhada dos respectivos membros da associação.