Site icon ESTADO NEWS

Líderes mundiais analisam planos para acelerar acção contra a fome

A ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, participa, em representação do Presidente João Lourenço, na edição de 2025 do Fórum Mundial da Alimentação, que arranca amanhã, em Roma Itália.

Um comunicado do gabinete da ministra de Estado refere que a participação de Angola no fórum, que se estende até ao dia 17, sublinha a importância que Angola confere aos assuntos globais da segurança alimentar e do combate à fome, visando colher contributos e partilhar experiências para acelerar a transformação do sistema agroalimentar do país.

 

No evento, da iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Maria do Rosário Bragança faz-se acompanhar pelos ministros da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, e das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto.

 

Depois de marcar presença na cerimónia de abertura oficial com Chefes de Estado e altos representantes de países membros da FAO, a ministra de Estado vai proferir, na quarta-feira, um discurso no encontro de Alto Nível no Segmento denominado “Diálogo sobre Água”, onde vai abordar tópicos sobre infra-estruturas e investimentos em água, ciência e inovação na água, resiliência climática e redução do risco de catástrofes relacionadas com a água.

 

Um dia antes, a delegação angolana vai participar da cerimónia inaugural do Fórum de Investimento “Hand-in-Hand” (De mão-em-mão), evento durante o qual o país vai apresentar um “Plano de Investimento de Angola, sobre a Sustentabilidade Alimentar e da Agricultura – o Potencial do Corredor do Lobito”, para fomentar o projecto e atrair investimentos mediante apresentação da capacidade produtiva da referida zona rica em água doce e terras aráveis, do forte apoio do Governo às iniciativas para o aumento da produção agrícola e exportação, bem como da aposta no capital humano.

 

O comunicado refere, ainda, que a participação de Angola no Fórum Mundial da Alimentação vai contribuir para posicionar o país como um player activo na busca de soluções globais para a segurança alimentar, reforçando o compromisso do Executivo em garantir que o direito à alimentação seja uma realidade para todos os angolanos, em linha com a ambição estratégica de “Fome Zero”.

 

A delegação angolana participa, igualmente, noutras actividades de grande relevância, como na inauguração da primeira exposição internacional “From Seeds to Food” (Da Semente ao Alimento) e na celebração do Dia Mundial da Alimentação 2025, que assinala o 80.º aniversário da FAO.

 

O Fórum Mundial da Alimentação é o principal evento da FAO, que assenta nos pilares da Juventude, Ciência, Inovação e Investimento, para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Exit mobile version