Site icon ESTADO NEWS

Dalva Ringote Allen informada sobre projectos da Organização para Cooperação de Shanghai

A embaixadora de Angola na China, Dalva Ringote Allen, reuniu-se, quinta-feira, em Pequim, o secretário-geral da Organização para a Cooperação de Shanghai (SGOCS), Nurlan Bayuzakovich.

 

Segundo um comunicado de imprensa, o encontro serviu para as duas personalidades avaliarem, dentre outros assuntos, oportunidades de cooperação com aquela organização regional asiática.

 

Durante o encontro, Nurlan Bayuzakovich informou que a última reunião do Conselho de Chefes de Estado da SGOCS ampliou o âmbito de cooperação da plataforma, tendo aprovado uma estratégia decenal que prevê a criação do Banco de Desenvolvimento.

 

Disse também que a reunião da cúpula aprovou a ampliação do mandato original da OCS para abranger parcerias entre os países nas áreas económicas, de energia renovável, infra-estruturas, inovação científica e tecnológica, ensino superior e educação profissional e técnica, tendo integrado o Egipto e o Laos como membros observadores.

O secretário-geral da Organização para a Cooperação de Shanghai é general do Exército e antigo membro do Governo de Cazaquistão, tendo exercido funções de relevo como a de Ministro da Defesa e de assistente do Presidente para o Conselho de Segurança.

A SGOCS é uma plataforma intergovernamental, criada em 2001, voltada inicialmente para o fortalecimento e a segurança da região que abrange a Ásia, a Ásia Central e a Eurásia, e integra actualmente dez países-membros fundadores de pleno direito, nomeadamente a China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão, Índia, Paquistão, Irão e Bielorrússia, 15 países parceiros e dois observadores.

 

No período de 1984 a 1985, integrou a missão militar da antiga URSS e trabalhou em Angola.

Exit mobile version