O progresso do Proojecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde em Angola foi avaliado, hoje, em Luanda, durante uma reunião entre a Unidade de Implementação do Projecto e representantes do Banco Mundial.
De acordo com uma nota de imprensa, a reunião teve como objectivo discutir desafios administrativos e operacionais e preparar os próximos passos, com destaque para a missão técnica do Banco Mundial, agendada para Novembro deste ano.
A reunião foi presidida pelo gestor técnico do proojecto, Job Monteiro, e contou com a presença do representante do Banco Mundial, Humberto Cossa, que felicitou a equipa pelo êxito alcançado na recente cerimónia de outorga dos especialistas em Medicina Geral e Familiar.
Humberto Cossa destacou o evento como um marco importante, reflectindo o impacto directo do investimento do Banco Mundial no reforço dos recursos humanos para a saúde. Afirmou ainda que o resultado representa “a longa caminhada de uma equipa dedicada, cuja entrega já está a produzir impactos visíveis nas comunidades”.
Na ocasião, Job Monteiro agradeceu a presença da missão do Banco Mundial e sublinhou o envolvimento directo da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que, na manhã do mesmo dia, liderou uma sessão interna com a equipa técnica.
Ao longo do encontro foram ainda debatidos temas estruturantes, como a contratação de especialistas em áreas prioritárias, nomeadamente no combate à violência baseada no género; a capacitação contínua dos recursos humanos no sector da saúde, conforme previsto no Plano de Formação de Recursos Humanos em Saúde, bem como a avaliação interna dos processos administrativos que suportam o projecto de formação.