
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) esclareceu esta sexta-feira, 17 de Outubro, as circunstâncias que levaram à morte do seu efectivo, Jeremias Joaquim Alcino Sawanga, agente de Investigação Criminal de 3.ª Classe, ocorrido no último domingo, no bairro Eco Campo, município de Cacuaco, em Luanda.
Segundo o comunicado, a investigação apurou que o crime resultou de um desentendimento entre as partes, tendo o autor dos disparos, um agente da Polícia Nacional — sido detido após se apresentar voluntariamente às autoridades.
Momentos após a remoção do corpo, uma granada de mão foi arremessada no local, provocando ferimentos em 26 cidadãos, todos já com alta médica. As investigações determinaram que o responsável pelo arremesso foi Sonjamba Correia Joaquim, 2.º cabo das Forças Armadas Angolanas (FAA), actualmente detido e a responder processo-crime junto da Polícia Judiciária Militar.
O SIC lamenta a morte do seu efectivo e endereça condolências à família enlutada, reafirmando o compromisso com o rigor e o profissionalismo dos seus agentes.