Site icon ESTADO NEWS

Com foco na assumpção do poder político em 2027, Rafael Savimbi formaliza a sua candidatura a presidente da UNITA

O político e deputado à Assembleia Nacional, Rafael Massanga Savimbi formalizou esta terça-feira, (21), em Luanda, a sua candidatura à presidência da UNITA, no âmbito do XIV Congresso Ordinário do partido, aprazado para os dias 28, 29 e 30 de Novembro próximo.

Filho do histórico fundador da UNITA, Jonas Savimbi, afirmou que a decisão de concorrer resulta de “um imperativo histórico e moral”, sublinhando que a sua candidatura responde “ao chamado da História” e pretende unir o legado dos ancestrais às aspirações das novas gerações.

“Essa glória iluminou a minha infância, moldou a minha consciência e fez nascer em mim a certeza de que um dia eu teria de responder ao chamado da História, dos meus ancestrais e dos meus compatriotas”, afirmou Massanga

Amélia Judith Ernesto, mandatária da candidatura, afirmou acreditar que a proposta de Massanga Savimbi “cumpre todos os requisitos solicitados pela comissão de mandatos” e que a equipa está pronta para “trabalhar pela vitória”.

O líder sessante do partido, Adalberto Costa Júnior, foi o primeiro a formalizar a sua recandidatura.

Para o analista político José Samaria a entrada de Rafael Savimbi na corrida à liderança da UNITA poderá reconfigurar o equilíbrio interno do partido e reacender o debate sobre o futuro da oposição angolana.

“Rafael Savimbi representa uma figura com forte carga simbólica. A sua candidatura pode unir determinadas alas que se sentem afastadas do atual centro de decisão, mas também gerar resistências em setores que defendem uma linha mais moderna e institucionalizada da UNITA”, avaliou José Samaria.

Até ao momento, a Comissão Organizadora do Congresso já recebeu duas candidaturas,  sendo último dia para apresentação de candidaturas , amanhã dia 22.

Exit mobile version