Os médicos Mauro Capuepue, Wilson Mphandi e Adriana Bernardo são os primeiros especialistas em Cardiointensivismo em Angola, após concluírem uma formação na Faculdade Cetrus Sanar, no Brasil.
De regresso ao país, os especialistas apresentaram, na quarta-feira, os diplomas durante um encontro promovido pela Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP/PFRHS), instituição tutelada pelo Ministério da Saúde, informa um comunicado de imprensa enviado ao JA Online.

A formação decorreu de 14 de Março a 19 de Outubro de 2025, com uma carga horária total de 360 horas.
“O que hoje testemunhamos é mais do que um encontro para observação de diplomas. É um momento de viragem e transformação para o nosso país, cujos profissionais assumem agora a responsabilidade de formar outros quadros”, declarou o coordenador do projecto, Job Monteiro, citado na mesma nota.
O documento sublinha, igualmente, que este marco faz parte da meta nacional que prevê formar 38 mil profissionais de saúde até 2027, dos quais 20% serão capacitados em Angola, contribuindo directamente para o objectivo da cobertura universal de saúde.
Desde o lançamento, em 2024, o Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde já beneficiou, até o momento, 11.331 profissionais.

