30 de Outubro, 2025

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, destacou, esta quarta-feira, em Luanda, o papel determinante que Angola tem desempenhado na expansão das infra-estruturas de telecomunicações e na integração digital da região da África Austral.

Ao intervir na Mesa-Redonda Ministerial de Investidores sobre o Financiamento da Transformação Digital em África, no âmbito da 3.ª Cimeira sobre Financiamento para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África, o ministro sublinhou que os investimentos feitos pelo país têm impacto directo não apenas a nível nacional, mas também nos países vizinhos.

 

Mário Oliveira sublinhou que a Rede Nacional de Banda Larga conecta actualmente a Zâmbia e a Namíbia, garantindo uma integração digital cada vez mais sólida.

Destacou também o Programa Nacional Espacial liderado pelo Angosat-2, que cobre a Namíbia e Zâmbia.

Revelou que está em curso uma parceria com a Namíbia para a construção de um cabo submarino doméstico, que vai ligar Angola a cabos internacionais, como o WACS e o SACS, reforçando a conectividade entre África, a Europa e a América do Sul.

 

Mais pontos de conectividade

Anunciou a entrada em operação do novo cabo SAF3 ainda este ano e a criação de um ponto de amarração em Malanje, medidas que reforçarão a conectividade nacional e regional, bem como a construção de um satélite de observação da terra, voltado para apoiar o progresso tecnológico e sustentável do continente.

 

Sublinhou que todos esses projectos resultam de uma estratégia de investimento com base em parcerias entre o Governo e o sector privado, essenciais para levar conectividade às zonas mais remotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *