Site icon ESTADO NEWS

Governo do Bengo discute ordenamento territorial e reforço na educação

Sob a presidência da governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, o Governo Provincial realizou, nesta quinta-feira (27), a Décima Sessão Ordinária, no Palácio do Governo, em Caxito, município do Dande.

 

Durante a reunião, foram analisados vários temas, com destaque para o ordenamento do território, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida das populações e garantir o acesso aos serviços essenciais, sobretudo nas zonas rurais.

 

Ao apresentar a proposta do projecto, o director do Gabinete Provincial das Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Laurindo Aníbal, explicou que o estudo pretende identificar soluções que aproximem as comunidades dos equipamentos sociais, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e organizado.

 

 

Outro ponto que mereceu atenção foi o sector da educação, com realce para o trabalho realizado na Unidade Penitenciária de Caboxa, onde têm sido implementados programas de alfabetização e formação docente para reclusos, visando garantir o acesso contínuo à instrução e facilitar a futura reinserção social.

 

O chefe de Departamento de Inspecção e Supervisão Pedagógica do Gabinete Provincial da Educação, Bernardo Raul, informou que, nos dias 18 e 19 de Setembro, 18 reclusos com experiência no ensino foram formados e estão agora habilitados para leccionar disciplinas do primeiro ciclo do ensino secundário.

 

 

Os membros do Governo também foram informados sobre o balanço da arrecadação de receitas referentes aos meses de Setembro e Outubro de 2025, no âmbito da monitorização da gestão financeira provincial.

 

 

A Décima Sessão Ordinária do Governo do Bengo, decorreu num contexto de reforço das estratégias de modernização da província, com prioridade para a organização do espaço territorial, melhoria das condições de ensino e maior eficiência na oferta de serviços básicos.

Exit mobile version