A UNITA procedeu este domingo, 30, movimentações internas que reforçam a estrutura dirigente e reposicionam figuras de grande influência dentro do partido.
A medida ocorre num momento de reorganização estratégica, com foco no Parlamento, na máquina eleitoral e na presença social do maior partido da oposição.
Liberty Chiyaka, que até então exercia o cargo de Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, foi nomeado Secretário-Geral, passando a comandar a coordenação política nacional e o funcionamento interno do partido. A liderança parlamentar passa agora para Navita Ngolo, que assume a presidência do Grupo Parlamentar num contexto de crescente tensão política e debates intensos na Assembleia Nacional.
Foram ainda nomeados três vice-presidentes para áreas estruturantes:
Arlete Chimbinda, Vice-Presidente para a Área Político-Social, reforça a ligação às bases e organizações sociais.
Álvaro Daniel Chicuamanga, Vice-Presidente para Organização e Administração Eleitoral, fica responsável pela preparação da máquina eleitoral.
Simão Dembo, Vice-Presidente para Administração e Património, passa a gerir o funcionamento material e patrimonial da UNITA
Especialistas afirmam que as mudanças traduzem uma renovação estratégica, ajustando o equilíbrio interno e preparando o partido para os próximos desafios políticos.

