O Fundo Pan-Africano de Infra-estruturas, com objectivo de captar aproximadamente 500 milhões de dólares foi lançado, esta terça-feira, em Luanda.
O novo veículo de investimento focado essencialmente em projectos de infra-estruturas em África, vai disponibilizar soluções de capital flexível, com vista a responder às necessidades estruturais de financiamento do continente.
Trata-se de uma iniciativa da Gemcorp Capital, sociedade global de gestão de activos especializada em mercados emergentes, e o Fundo Soberano de Angola (FSDEA).
“O fundo contará com um investimento inicial de 50 milhões de dólares do FSDEA, que poderá aumentar até 200 milhões de dólares, mediante o cumprimento de determinadas condições comerciais”, refere a nota.
Adicionalmente, o Grupo Gemcorp e os seus fundos contribuirão com até 50 milhões de dólares, sujeito a aprovação de investimento, expectando-se que o capital remanescente provenha de investidores globais.
Sujeito a aprovação regulatória, o fundo será um dos primeiros veículos dedicados exclusivamente a infra-estruturas africanas a ser desenvolvido e gerido por uma sociedade gestora com sede no Abu Dhabi Global Market (ADGM), reforçando o papel estratégico do ADGM enquanto plataforma de acesso privilegiado ao investimento em África.
Com um histórico de mais de dez anos em mercados emergentes, a Gemcorp Capital já financiou e executou aproximadamente 9 mil milhões de dólares em projectos, sobretudo

