Site icon ESTADO NEWS

Conselho de Ministros realiza última sessão do ano sob orientação do Presidente da República

Conselho de Ministros realiza última sessão do ano sob orientação do Presidente da República

O Conselho de Ministros realizou, nesta terça-feira, (23), a sua 12.ª sessão ordinária, a última do ano de 2025, sob orientação do Presidente da República e Titular do Poder Executivo,João Lourenço.

Durante a sessão, o Executivo apreciou vários instrumentos no domínio das finanças públicas, com destaque para a Estratégia de Endividamento de Médio Prazo 2026–2028, o Plano Anual de Endividamento para o Exercício Económico de 2026 e o Regulamento do Comité de Gestão Coordenada de Fronteiras.

No sector do Turismo, foi aprovado um vasto conjunto de diplomas legais destinados a dinamizar e modernizar a actividade turística no país. Entre os principais documentos, consta a Proposta de Lei de Autorização Legislativa que permite ao Presidente da República aprovar o Regime Jurídico da Contribuição Especial para o Turismo.

O Conselho de Ministros aprovou igualmente projectos de Decretos Presidenciais que alteram o regime jurídico da instalação, exploração e funcionamento dos empreendimentos turísticos, bem como o regulamento sobre a emissão e uso de alvarás de exploração de estabelecimentos de restauração e similares, além do licenciamento e exercício da actividade das agências de viagens e turismo.

Foram também apreciados e aprovados diplomas que estabelecem taxas únicas aplicáveis ao licenciamento dos estabelecimentos de restauração e similares, dos empreendimentos turísticos e das agências de viagens e turismo, com vista à simplificação administrativa e à melhoria do ambiente de negócios no sector.

Ainda no domínio do turismo, o Executivo aprovou medidas específicas para o desenvolvimento do turismo de eventos e do turismo marítimo, bem como tomou conhecimento do Projecto de Decreto Executivo Conjunto que aprova o Catálogo de Profissões e o Qualificador de Referência do Sector do Turismo.

Por último, a sessão apreciou igualmente matérias submetidas pelo Ministério das Relações Exteriores, encerrando assim a agenda da última reunião do Conselho de Ministros no ano de 2025.

Exit mobile version