1 de Janeiro, 2026

A passagem do ano de 2025 para 2026 ficou marcada pelo registo de 39 acidentes de viação, que resultaram em 10 mortos e 47 feridos em todo o país. Os dados foram divulgados esta quinta-feira, 1 de Janeiro de 2026, pela Polícia Nacional de Angola (PNA), no balanço da Operação Sentinela, referente ao dia 31 de Dezembro de 2025.

 

Segundo a corporação, os principais factores na origem dos acidentes foram o excesso de velocidade, as ultrapassagens irregulares e a condução sob efeito de álcool. No decurso da operação, foram aplicadas 451 multas, apreendidos 425 documentos e 188 viaturas e motorizadas, por infracções ao Código de Estrada.

 

O Director de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Geral da PNA, subcomissário Mateus Rodrigues, alertou para a necessidade de maior responsabilidade por parte dos condutores. “Apesar do reforço do policiamento nas estradas, continuam a verificar-se comportamentos de risco que resultam em perdas humanas evitáveis”, afirmou.

 

Segurança pública estável durante a quadra festiva

 

Apesar dos acidentes, a situação geral da segurança pública em Angola durante a quadra festiva foi considerada estável, segura e tranquila, graças ao forte dispositivo montado pelo Ministério do Interior no âmbito da Operação Sentinela.

 

Mais de 120 mil efectivos foram mobilizados em todo o país, integrando a Polícia Nacional, o Serviço de Investigação Criminal (SIC), Protecção Civil e Bombeiros, Serviço Penitenciário e o Serviço de Migração e Estrangeiros.

 

Segundo Mateus Rodrigues, o patrulhamento reforçado foi determinante para a tranquilidade registada.

“A actuação preventiva e o patrulhamento reforçado permitiram garantir a ordem pública nos principais pontos de concentração de pessoas”, destacou.

 

Durante a operação, foram detidos 115 presumíveis autores, sendo 83 em flagrante delito, e apreendidas 5 armas de fogo, 3 viaturas, 6 motorizadas e 3.505 litros de combustível, por tentativa de contrabando.

 

A Operação Sentinela abrangeu 1.054 bairros, com a instalação de 595 barreiras policiais nas estradas nacionais, interprovinciais e interurbanas. Foram realizadas 10.710 interpelações e cumpridos 37 mandados de detenção.

 

A Polícia assegurou ainda a protecção de 526 unidades hospitalares, 1.293 locais de culto, 685 festas de réveillon e 353 praias em todo o país.

No sector migratório, registaram-se 8.298 movimentos, com 99 expulsões administrativas e 221 cidadãos retidos no Centro de Detenção de Estrangeiros Ilegais.

 

Já no sistema penitenciário, a polícia nacional sublinhou que a situação manteve-se estável, com 140 entradas, 76 saídas e 275 reclusos hospitalizados por patologias diversas.

 

A PNA reforça que a prevenção e o cumprimento das normas de trânsito são essenciais para reduzir acidentes e salvar vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *