5 de Janeiro, 2026

O líder da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), Nelito Ekuikui, criticou duramente a atual liderança do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), considerando que a instituição perdeu a sua independência e se transformou numa extensão da JMPLA.

Numa publicação feita nesta sexta feira, 2 de Janeiro, na sua página oficial do Facebook, Nelito Ekuikui afirmou que a problemática em torno da liderança do CNJ expõe a fragilidade de uma instituição que deveria ser apartidária, mas que, segundo disse, acabou capturada por interesses político-partidários.

De acordo com o dirigente juvenil, os recentes conflitos de interesses envolvendo membros ligados à JMPLA, a quem se referiu como “meninos da J”, vieram a público de forma negativa e representam um episódio que “envergonha a juventude angolana”.

Nelito Ekuikui defendeu ainda a necessidade urgente de lucidez e responsabilidade institucional por parte dos atuais dirigentes do CNJ, sublinhando que a realização de um congresso legítimo é fundamental para restaurar a credibilidade da organização.

“O congresso deve acontecer com a maior brevidade possível, para legitimar a instituição e devolver-lhe o seu verdadeiro papel”, escreveu.

O líder da JURA apelou para que a próxima liderança do Conselho Nacional de Juventude seja independente de partidos políticos, em particular do MPLA, e mais próxima dos jovens sem filiação partidária, de modo a servir, de forma efetiva, os interesses da juventude angolana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *