8 de Janeiro, 2026

Angola defendeu, hoje, a necessidade do incremento e diversificação da cooperação nos mais variados domínios de interesse comum com a Tanzânia.
Esta posição foi manifestada em Dar-Es-Salaam, pelo embaixador de Angola na Tanzânia, Domingos da Silva Coelho, reiterando que os dois países mantêm relação histórica e sólida, baseada na amizade e solidariedade

O diplomata, citado numa nota de imprensa, falava na cerimónia de entrega de uma distinção do Governo de Angola, atribuída em reconhecimento ao papel histórico do ex-Presidente da Tanzânia e Pai da Nação, Julius Kambarage Nyerere, no apoio à luta de libertação nacional de Angola e de outros países da África Austral.
A distinção do Presidente João Lourenço foi entregue à viúva de Julius Nyerere, em representação da família do antigo estadista, de Mahmoud Thabit Kombo, ministro dos Negócios Estrangeiros da República Unida da Tanzânia.

Domingos da Silva Coelho destacou que o antigo Presidente Julius Nyerere constitui uma referência incontornável do pan-africanismo, da solidariedade africana e do compromisso com a liberdade e a autodeterminação dos povos, valores que continuam a orientar as relações entre os dois Estados.
O diplomata angolano reiterou o interesse de Angola em aprofundar a cooperação bilateral com a Tanzânia em sectores como a economia, comércio, agricultura, energia, educação, saúde, cultura, turismo, transportes e defesa, apelando a um maior intercâmbio institucional e empresarial entre os dois países.

Por sua vez, a esposa do antigo Presidente Julius Nyerere agradeceu o gesto do Governo angolano, considerando-o uma demonstração do reconhecimento do contributo histórico da Tanzânia e do seu líder fundador para a libertação de Angola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *