O Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou o encerramento temporário da Embaixada de Portugal no Irão, em comunicado.
A decisão, tomada ontem, 14 de Janeiro, vem acompanhada do ponto da situação dos portugueses no país.
“Todos os portugueses naquele país foram contactados, tendo 8 cidadãos nacionais já abandonado território iraniano. Alguns cidadãos encontram-se em processo de saída do país (com diligências reservadas por motivos de segurança) e os restantes dez cidadãos nacionais (7 dos quais detêm dupla nacionalidade, portuguesa e iraniana) quiseram permanecer no país”.
O MNE acrescenta “o desaconselhamento de todas e quaisquer viagens ao Irão, como tinha sido já divulgado no Portal das Comunidades Portuguesas, em face do vigente contexto de tensão e da situação de conflito armado latente na região, o que resulta em significativo risco securitário”.
Reaberto espaço aéreo no Irão
depois de 5 horas encerrado. O Governo do Irão reabriu esta quinta-feira, 15, o espaço aéreo após uma suspensão de cerca de cinco horas, segundo a página de rastreio de voos Flightradar24, face a ameaças de um ataque dos Estados Unidos. Segundo este portal, o Aviso ao Pessoal da Aviação expirou e alguns voos retomaram as rotas para Teerão após o encerramento do espaço aéreo que obrigou as companhias aéreas a cancelar, desviar ou atrasar voos.

