O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) vai voltar a reunir-se, na próxima segunda-feira, 26 de Janeiro de 2026, em Luanda com o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos e o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça (SOJA), para dar continuidade às negociações iniciadas entre as partes.
A primeira reunião, realizada esta quarta-feira, foi presidida pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, em conjunto com o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Cláudio Lopes.
Durante o encontro, o SOJA apresentou os pontos do seu Caderno Reivindicativo, ficando acordado que as negociações devam prosseguir até à obtenção de um consenso que evite novos constrangimentos laborais.
Entre as principais reivindicações do sindicato, apresentadas desde 2021, destacam-se a melhoria das condições de trabalho, a atualização das categorias dos oficiais de justiça, a revisão do estatuto remuneratório, a mobilidade interna, a comparticipação emolumentar, promoções, concursos públicos e a distribuição de assinaturas.
De recordar que o SOJA anunciou recentemente uma greve de 30 dias, com início a 6 de Fevereiro.

