13 de Fevereiro, 2026

Angola e o Reino Unido analisaram, esta sexta-feira, em Adis Abeba, a cooperação nos domínios da política migratória, formação e capacitação de quadros, bem como oportunidades de negócios em diversos sectores estratégicos, incluindo energia, agricultura, infra-estruturas, comércio e investimento.

Os temas dominaram a audiência que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, concedeu a ministra de Estado para o Desenvolvimento Internacional e África do Reino Unido, Baronesa de Darlington Jennifer Chapman, à margem da 39.ª Sessão Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorre na capital etíope.
Em nota de imprensa, o MIREX avança que, no domínio regional, os dois diplomatas analisaram os resultados da recente reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, realizada em Addis Abeba, com enfoque na situação prevalecente em algumas regiões do continente.

“Foi igualmente realçado o contributo de Angola durante a sua Presidência rotativa da União Africana, bem como o seu empenho na promoção do diálogo inter-congolês e na consolidação da paz e estabilidade na região dos Grandes Lagos”, acrescenta o comunicado.

As duas partes reiteraram a importância do reforço da cooperação entre Angola e o Reino Unido, sublinhando o bom momento das relações bilaterais, marcado por um diálogo político regular e pela intensificação das trocas comerciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *