Site icon ESTADO NEWS

SIC desmantela estaleiro ilegal de criptomoedas no município de Belas e detém dez cidadãos 

O Serviço de Investigação Criminal (SIC), por intermédio da sua Direcção Nacional de Combate ao Crime Organizado, desmantelou um estaleiro clandestino de grandes dimensões preparado para a prática de mineração ilícita de criptomoedas, na zona dos Ramiros, nas imediações do Museu da Escravatura, no município de Belas.

Segundo uma nota de imprensa enviada ao Estado News, a operação foi realizada em coordenação operativa com outras forças de defesa e segurança, no âmbito de acções investigativas que culminaram na localização e neutralização da referida infraestrutura.

O documento do SIC, refere que o espaço encontrava-se equipado com uma infraestrutura tecnológica robusta, composta por mais de dois mil processadores específicos para mineração de criptomoedas, bem como um posto de transformação (PT) de elevada capacidade, ligado à rede eléctrica pública, presumivelmente para assegurar o elevado consumo energético exigido pela actividade.

Durante a intervenção policial, foram surpreendidos e detidos em flagrante delito dez cidadãos, com idades compreendidas entre os 31 e os 53 anos. Entre os implicados constam dois cidadãos estrangeiros, de nacionalidade chinesa, e oito cidadãos angolanos, alegadamente envolvidos na movimentação, transporte e preparação dos equipamentos destinados à mineração, refere a nota.

O SIC informa que decorrem diligências para o total esclarecimento dos factos, apuramento de eventuais prejuízos causados e responsabilização criminal dos envolvidos, nos termos da lei.

Salientar que os detidos serão apresentados à imprensa nesta terça feira, 17 de Fevereiro, no estaleiro clandestino de mineração localizado nos Ramiros.

Exit mobile version