A localidade de Ibêndua, situada a 22 km do município da Barra do Dande, no Bengo, será beneficiada com um projeto comunitário integrado e sustentável, destinado a melhorar a qualidade de vida das famílias e impulsionar o desenvolvimento local.
A iniciativa vai abranger agricultura, aquicultura, educação e saúde, com destaque para a ampliação da escola primária de duas para sete salas de aula e a criação de um centro médico equipado para atender a população local.
O projeto, com investimento de 1,5 milhões de dólares, tem como objetivo fortalecer a economia local, por meio do incentivo à criação de cooperativas agrícolas e de aquicultura, bem como estimular atividades turísticas sustentáveis que aproveitem os recursos naturais da região. Espera-se que a iniciativa promova emprego, capacitação técnica e maior acesso a serviços básicos para os moradores.
Na ocasião, a administradora Executiva da ANPG, Nicola Mvuayi, explicou que o projeto foi inspirado na experiência da comunidade de Camizungo, no município de Catete, província do Icolo e Bengo, cujas condições geográficas e socioeconômicas são semelhantes às de Ibêndua. Segundo Nicola, a equipe técnica está finalizando os detalhes e, com o apoio do parceiro financiador, a execução deverá iniciar até o final do primeiro trimestre de 2026.

A Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, afirmou que o projeto é um passo importante para desencadear uma série de ações voltadas ao desenvolvimento local, abrangendo turismo, agricultura, educação, saúde e geração de emprego. Além disso, destacou que será dado apoio à formação de cooperativas, oferecendo ferramentas para que os cidadãos possam melhorar sua renda e qualidade de vida.
A visita técnica a Ibêndua contou com a presença de Vice-Governadores José Francisco Bartolomeu Pedro e Edson Cruz, da Administradora Municipal da Barra do Dande, Rosa Coelho, bem como membros do Governo Provincial, técnicos de diversos departamentos da ANPG e parceiros envolvidos no projeto.

O projeto representa uma estratégia de desenvolvimento sustentável, combinando investimento social do setor petrolífero com políticas públicas locais, visando transformar Ibêndua em um modelo de comunidade integrada e resiliente.


