Janeiro 4, 2025

Um total de 32 cooperativas agrícolas de ex-militares na província do Cuando Cubango, beneficiaram de um financiamento avaliado em 320 milhões de kwanzas, do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).

O responsável do Instituto de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) no Cuando Cubango, Jacob Paulo, disse ao Jornal de Angola que, especificamente, cada cooperativa de ex-militares beneficiou de 10 milhões de kwanzas para o fomento da agricultura, pecuária e apicultura.

As referidas cooperativas, sendo 15 em Menongue, sete no Cuchi, quatro no Cuito Cuanavale, Mavinga com três, Rivungo, Cuangar e Calai com um cada, já beneficiaram em 2023, de um tractor cada, perfazendo um total de 32 tractores disponibilizados, com as respectivas alfaias agrícolas.

Projectos financiados

Dados apresentados mostram que, desde 2022, a província do Cuando Cubango, beneficiou de mais de 2,8 mil milhões de kwanzas para o apoio ao produtor nacional e melhoria do ambiente de negócios a nível da região, através do Fundo de Apoio ao desenvolvimento Agrário (FADA), Programas de Apoio ao Crédito (PAC) e Socioeconómica e Produtivo dos Ex-Militares.

Os referidos projectos enquadrados no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), permitiram executar 176 projectos que resultaram na geração de 614 postos de trabalho direitos.

Salientou que a nível do Cuando Cubango recebeu-se através do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), foram financiados 94 projectos a igual número de jovens da província, destinados à agricultura, num valor global de 282 milhões de kwanzas.

No âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), gizado à luz do Decreto Presidencial 94/22, de 22 de Abril, mais de 983 milhões de kwanzas que permitiu financiar 50 projectos e 285 postos de trabalho directos.

Ao passo que no Programa Socioeconómica e Produtivo dos Ex-Militares, no quadro do Plano Nacional de distribuição de 500 tractores, a província foi contemplada com 32 tractores ao que corresponde a um financiamento equivalente a 1.6 milhões de kwanzas, destinado à cooperativas desta franja ligadas ao sector da agricultura e pecuária.

Foram ainda certificadas 122 micro, pequenas e médias empresas, com maior destaque às micro-empresas com uma percentagem de 95 por cento da cobertura total, nos sectores do comércio e prestação de serviços. Em comparação ao mesmo período do ano transacto, houve um aumento gradual de 25 por cento face à utilização e emissão a partir da nova plataforma digital.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *